Escola

Somos um grupo que se formou na escola do mestre Georges Stobbaerts. O nosso contacto com o mestre deu-se de 1977 a 2003. A partir de 2003 contactámos e praticámos com muitos mestres, mas o ensinamento que dirigiu o nosso trabalho foi sempre o do Mestre, que procurámos apreender e ensinar, tanto quanto as nossas capacidades o permitiram.

Chamámos Deaikai a este grupo porque «Deai» significa «encontro». Não procurámos seguir outro mestre, procurámos sim, em conjunto, num encontro do que cada um apreendeu do ensino do Mestre continuar o Aikido que nos seduziu. O Aikido do mestre tinha uma dimensão poética, era um trabalho sobre a técnica rigorosa, a energia, a postura, a respiração e a beleza do gesto. Daqui resultou uma Aikido forte, mas também fluido, suave, elegante. Um Aikido que poderia ser curto e directo mas também rodado e esférico, numa exploração dum leque alargado de possibilidades. «Kai» significa escola, mas não procurámos criar uma escola, um «Ryu», uma escola particular dentro do aikido. É «escola» no sentido de ser um espaço de aprendizagem de aikido, do que fomos capazes de aprender com o Mestre, do que pensamos que o Mestre apontou.

O mestre era uma pessoa multifacetada de grande sensibilidade, estudou Judo, Kendo, Iaido, Aikido, Caligrafia Japonesa, Yoga, Zazen, Ikebana e Acupuntura. Trabalhou no teatro com várias companhias, principalmente ao nível da relação do actor com o espaço. Criou uma arte de movimento que resultou da experiência de todas estas artes, o TenChi Tessen. Dedicou-se também à escrita, tenho publicado vários livros.

O Mestre também nos despertou para o facto do Aikido ser mais do que uma repetição de movimentos. O Aikido é sobretudo uma vivência dirigida pela sensibilidade e experiência próprias. O Aikido foi-nos assim transmitido como uma forma de liberdade. O Aikido tem como fim libertar, não é uma submissão a esquemas motores rígidos, sem alma.

O mestre confessou várias vezes que a sua prática de Aikido estava profundamente influenciada pela prática do Zazen. Procurámos manter na Deaikai essa prática.

Para além do Aikido e do Zen a DeaiKai trabalha ainda o Tessen, o Butoh e a DeaiDance.

(Na foto, Manuel Galrinho a ser projectado pelo Mestre Georges Stobbaerts no Brasil, na praia do Paiva)